Translate

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

RETRATO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Recentemente foi realizada uma pesquisa CNI-Ibope - que ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 28 e 31 de julho/2011. A pesquisa foi apresentada no mês de outubro e fez um diagnóstico da percepção da população sobre várias questões da segurança pública e sobre temas como pena de morte, redução da maioridade penal, qualidade das instituições, entre outros. Dentro da segurança pública, não podemos deixar de falar do foco principal que é o trabalho na atividade policial , na pesquisa a maioria da população brasileira condena a segurança pública: exatos 51% considera a situação da segurança pública "ruim" ou "péssima.

Algo que chama a atenção é que as Forças Armadas e a Polícia Federal são as instituições melhor avaliadas pela população, com conceitos de "ótima" e "boa" para 63% (Forças Armadas) e 60% (PF). Em terceiro lugar é apontado as Guardas Civis, é um avanço significativo e sinal de que os municípios estão fazendo a lição investindo nas guardas municipais.

Independente da pesquisa, não podemos esquecer que a sociedade está adoecida, devido ao crescimento da violência, sendo que, os problemas da criminalidade reúne diversos fatores como: psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais, desestruturação familiar, educação, etc. A segurança publica é como um remédio, um remédio forte que muita das vezes se não for aplicado de forma correta pode causar efeitos colaterais, o trabalho policial não faz parte do problema na segurança pública e sim parte da solução.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

DIREÇÃO DEFENSIVA, EVASIVA E OFENSIVA


Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e diminuir os riscos de acidentes em pista com condições adversas , como dirigir com chuva, neblina ou cerração, à noite ou com luz em excesso. Todas essas situações podem prejudicar o real desempenho do motorista.

A cada dia aumentam o número de acidentes de trânsito provocados por falhas humanas, diante do fato usamos uma máxima na direção defensiva que é bem clara " O bom motorista é aquele que dirigi por si e pelos outros".

A direção evasiva é um conjunto de técnicas e manobras realizadas em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas para seqüestros ou roubos. Estes conhecimentos são de fundamental importância para aqueles que se preocupam com a segurança preventiva, são aconselháveis ao motorista particular, ao agente de segurança pessoal ou até mesmo ao motorista comum. As técnicas de direção evasiva, utilizadas por exemplo com um carro blindado diminuem as chances e os riscos de você se tornar vítima dos criminosos.

A direção ofensiva é a utilização do veículo como instrumento de ataque, ou seja, em uma situação de emboscada ou perseguição, você irá "bater" em pontos específicos no carro inimigo, para provocar um acidente e imobilizar o veículo agressor.

Em direção defensiva, evasiva e ofensiva o treinamento é 10% teoria e 90% prática. Não adianta falar em giro de 180º de frente e de ré ( cavalo-de pau) ou slalon (zigue-zague) ou ainda sobre utilização dos freios ABS só na teoria. O conceito aqui apresentado é para o leitor ter uma idéia das técnicas existentes e que podem melhorar sua segurança.

É aconselhável que motoristas particulares e agentes de segurança sejam capacitados para realizar manobras que possam surpreender os marginais e fugir da emboscada. Para tanto, é necessário conhecimento aprofundado dos tipos de direção na condução do veiculo e que tenha rapidez de raciocínio e reflexos.

Para aqueles que não possuem escolta de agentes, e nem motorista particular, é recomendável aumentar suas habilidades na direção realizando algum curso deste tipo. Veja mais algumas dicas:

- O ajuste do cinto de segurança e do encosto de cabeça e o banco numa posição confortável são técnicas de direção simples, porém, fundamentais na condução do veículo;

- Segurar o volante de forma correta é muito importante . Por exemplo, imagine que o volante é um relógio, segure-o como se seus braços fossem ponteiros marcando 14h45 ou 09h15hs, esta posição é o principio para qualquer manobra e controle do veículo;

- Atenção aos acontecimentos à frente do veículo: colisões, incêndios e obstáculos na pista; é importante ter sempre 200 a 300 metros livre à frente;

- Evite a permanência atrás de veículos lentos como ônibus, caminhões ou mesmo caminhonetes que possam dificultar a visão;

- O condutor deve estar sempre alerta a tudo, enxergar longe, antever situações. Quem está à frente ? Atrás ? Aos lados ? Enfim, estar atento a qualquer veículo que pareça segui-lo;

Lembre-se: a prática e o treinamento levam à perfeição, a habilidade do motorista se desenvolve por meio de aprendizado. Ver , pensar e agir com conhecimento, rapidez e responsabilidade são os princípios básicos na direção defensiva, evasiva e ofensiva.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

TRIBUTO AOS HERÓIS ANÔNIMOS

O que empurra um homem para uma profissão de tal risco?

A opção de um emprego?

A vocação?

O orgulho?

Talvez sim, mas o desejo maior desse homem é de servir à sociedade, de salvar vidas, de proteger o indefeso, ser herói anônimo.

Profissão de guerreiros, onde não é admitido o medo, a covardia, a omissão. Mas quem não tem medo? Afinal esse homem é de “carne e osso”, sujeito as mesmas emoções, sentimentos e medos que qualquer pessoa tem. Os medos afloram à toda situação de risco, sendo controlado , deixando esses homens sempre espertos e atentos. O convívio com situações de emergências se intensifica a cada dia, obrigando o mascaramento, pois afinal “Herói” não tem medo de nada.

Um chamado no rádio da viatura informa uma ocorrência, o deslocamento veloz na expectativa de evitar o crime. Situações muitas vezes tristes, dramáticas e mesmo traumatizante, quando nos defrontamos com o crime, a violência, o acidente, a ilegalidade a fatalidade. Estas situações e responsabilidades que são colocadas nas costas desses homens de farda.

A população reclama porque acha que é muito fácil manter a ordem pública na cidade. Mal sabe que, enquanto o jantar está sendo servido na família, na frente da televisão, no conforto do lar, do outro lado, no submundo, muito sangue está correndo, o nosso e o dos marginais. O serviço policial é o elo que separa a sociedade e o submundo do crime.

É engraçado, ninguém fala ao seu dentista sobre uma extração de um dente ou uma restauração, ou nem se arrisca a falar ao médico que ele está fazendo uma cirurgia errada, mas todos parecem que entendem sobre segurança pública. Em muitas ocorrências, o cidadão com expectativas esperando que esse homem fardado resolva todos os seus problemas, do outro lado esse homem esperando cooperação, compreensão, solidariedade... Difícil Hein! Onde resta quase sempre alguma mágoa ou decepção, misturada com uma sensação de dever cumprido.

As dificuldades da profissão, principalmente sobre as injustiças, os acertos são pouco elogiados, mas seus erros são duramente criticados pela sociedade e pela mídia. São poucos que reconhecem o árdua trabalho, pois na maioria preferem criticá-los. São profissionais que trabalham sob pressão permanente, enfrentando os mais diferentes tipos de adversidades e injustiças.

A rotina do dia-a-dia segue, mais um serviço, mais um plantão, mais uma noite, preleção, recomendações, alguns ajustando o equipamento, outros vestindo o colete a prova de balas. Últimos preparos e estão mais uma vez nas ruas .

Durante a noite o rádio grita “Companheiros Baleados…, Companheiros baleados”.

As viaturas se deslocam em alta velocidade no apoio, todos com um só pensamento “companheiros estão em perigo.

O silêncio do rádio aumenta a ansiedade.

Precisamos chegar!

O rádio volta a gritar ” Companheiros baleados gravemente…estão sendo socorridos.

“O coração dispara, os olhos lacrimejam, quem será ?…

….Novamente o silêncio do rádio é quebrado, e é informado algo ninguém quer ouvir

…Infelizmente informamos a toda rede que nossos companheiros acabaram de falecerem no PS”.

Os sentimentos se misturam, desolação…, sensação de impotência… revolta…tristeza…..choro.

Em meio a tudo isso, um pensamento ecoa “Poderia ter acontecido comigo. Amanhã quem será ?

Será que serei o próximo?

O perigo é nosso companheiro permanente, a morte em serviço significa o mais alto preço pago para a preservação da ordem pública e o restabelecimento da tranqüilidade de cada cidadão, esses homens não são parte do problema na segurança pública, e sim parte da solução.

A índole e o desejo profissional são mais que fato, o desejo de se defrontar com o inimigo é quase uma paranóia.

Esses homens de farda sonham com o dia do primeiro tiroteio.

Não para que esse dia não chegue, mas para que chegue rápido.

Todo cidadão sonha e reza para nunca encontrar um marginal pela frente.

Esses heróis torcem para que isso aconteça o tempo todo e ” quanto mais armado e apetitoso, melhor ainda ” Heroísmo, loucura, sabe-se lá ! O fato é que algo muito forte nos empurra para o perigo, e a cada dia a missão será cumprida..! Companheiros tombaram, mas para aqueles que continuam na batalha, e que em suas veias correm a vontade de ajudar os outros, servir a sociedade, vestir a farda com orgulho do que faz , que escolheu a missão de defender o cidadão de bem, confrontar o crime e que nisto arriscar a própria vida, a guerra não acabou. ” A missão continua “.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Segurança no Trânsito – Saiba como se prevenir

Diariamente acontecem inúmeros roubos no trânsito, durante os deslocamentos com o automóvel, o cidadão tornou-se um alvo mais vulnerável na visão dos criminosos. Dados estatísticos comprovam que índices de assaltos em semáforos ou em congestionamentos, vem aumentando ano a ano.

A grande maioria das vítimas estavam desatentas e distraídas atendendo o celular, com o CD player, paquerando, preocupadas com problemas pessoais, profissionais, etc. Desta maneira as vítimas facilitaram o “trabalho” dos bandidos, que atuam com o fator surpresa e procuram pessoas desatentas distraídas.
Adotando algumas medidas no seu dia a dia, você pode reduzir os riscos de ser um vítima da assalto.

Veja como se prevenir;

- Procure sempre dirigir com os vidros do automóvel fechados e as portas travadas;

- Quando o criminoso vai agir, não importa sexo ou idade, ele escolhe o motorista distraído;

- Usar insulfilm nos vidros ajuda, pois, o marginal não sabe quantas pessoas estão no carro;

- Não fique distraído dentro do veiculo com o CD player, celular, laptop, etc.

- Não deixe exposto objetos dentro do veiculo;

- Não abra os vidros para vendedores ambulantes e pedintes;

- Procure fazer itinerários variados;

- Não pare, nem desça do carro caso veja uma situação suspeita, como batidas ou acidentes;
- Ao sair a noite, procure sair sempre acompanhado;

- Procure sempre estar atento a tudo, os assaltantes evitam se aproximar de pessoas atentas;

- Se você carrega seu laptop, coloque ele debaixo do banco ou dentro do porta-malas;

- Quando parar no semáforo (Momento critico);

- Fique atento, cultive o habito de olhar ao redor, mantenha uma distancia do carro da frente, de tal maneira que, em caso de necessidade, possa fugir do local fazendo uma manobra rápida;

- Redobre a atenção quanto a aproximação de pessoas, tenha cuidado especial com motociclistas, principalmente com um garupa, você já sabe que é um dos métodos muito usado em assaltos no transito;

terça-feira, 27 de setembro de 2011

AVANÇO DA CRIMINALIDADE

O crime tem sido uma doença que acompanha o crescimento nas cidades e se relaciona diretamente com a situação econômica de cada cidadão. Atualmente, os crimes contra a vida e patrimônio tem crescido assustadoramente, é difícil encontrar alguma pessoa que não foi vítima da criminalidade.

 As organizações criminosas no Brasil cada dia se tornam mais presentes no nosso dia a dia, não podemos fechar os olhos, o problema é real, as quadrilhas estão cada vez mais especializadas, podemos ver isso no contrabando, o tráfico de drogas, o roubo de cargas, o tráfico de armas, assaltos a bancos, o tráfico e exploração de crianças e mulheres, os jogos ilegais, o furto e receptação de veículos, etc. Os crimes variam de acordo com a necessidade e objetivos.

Infelizmente uma das características que serve de ingrediente nas estruturas criminosas é a corrupção, seja ela através do judiciário (venda de sentenças), corrupção de policias, patrocínios de campanhas políticas. O crime organizado possui conexões e ligações social, econômica e política, desta forma realização a lavagem de dinheiro tornando suas praticas mais difíceis de combatê-las.

Sabemos que a avanço da criminalidade são os vazios deixados pelo Estado, as facções criminosas prosperam e avançam devido às brechas abertas pela corrupção e pela desproteção policial. Enquanto as policias Civis, Militares e atualmente as Guardas Civis estiverem atuando separadas gerando “rivalidades”, enquanto tivermos políticos interessados somente no seu bem estar e uma sociedade civil achando que não faz parte do problema, o crime se une e torna-se organizado ficando mais fácil sua atuação.

A criminalidade cresce a cada dia, o criminoso não está preocupado se tem pessoas passando fome nas favelas ou não tem onde morar. Quando ele invade uma agência bancária com um fuzil ou realiza um roubo em um semáforo, ele quer saber quanto irá ganhar, qual é a sua parte e onde vai gastar, seja com carros, imóveis, roupas de grifes, viagens, mulheres, financiando outros crimes, etc, o criminoso é materialista e quer saciar seu lado consumista.

Com o avanço da criminalidade, temos que ter em mente o seguinte lembrete “O crime evolui todos os dias. Cada vez eles inovam em algum tipo de crime, os bandidos estão sempre um passo a frente.

E a sua segurança?

A segurança da sua empresa?

A segurança da sua família?

E do seu patrimônio tem evoluído?

Você tem tomado medidas preventivas? 

Estas perguntas temos que fazer todos os dias procurando sempre atuar principalmente na prevenção. Ter uma cultura de segurança, estar atento ao crime da ‘moda’ e o modus operandi,  é se prevenir para não ser a próxima vítima.

Partindo destes “princípios da mente criminosa”, veja o que diz um versículo da  Bíblia “o dinheiro é a raiz de toda espécie de mal”. Com base no que está escrito podemos afirmar que,  a prostituição, corrupção, seqüestros, roubos, furtos, etc, está diretamente ligado ao valor que será arrecadado.

Vivemos em uma sociedade no qual as pessoas são avaliadas pelo que possuem e consomem e não pelo que são. No livro Cidades Blindadas-Ensaios da Criminologia diz “ Uma combinação explosiva de modernização e urbanização acelerada, desigualdade social, padrões de consumo de primeiro mundo, liberdade política e ausência de freios morais e religiosos parecem ser os maiores responsáveis pelo o fenômeno da violência crescente na America Latina, ao lado da produção de drogas e da economia estagnada em vários países”.

Desta maneira podemos imaginar que o criminoso por não conseguir se enquadrar nos padrões impostos pelo consumismo, procura de todas as maneiras e tipos de crimes ganhar o seu dinheiro, sendo assim a criminalidade não vai acabar tão cedo. Não podemos esquecer de que “crimes e vítimas sempre existirão”.

O criminoso atua onde é mais vulnerável, cada vez que se cria um novo recurso ou uma solução em segurança patrimonial para impedir a ação criminosa eles inovam com outro tipo de crime.  Por isso,  devemos a cada dia ter e divulgar a  conscientização de segurança preventiva, tendo a todo o instante medidas e comportamento preventivo no que refere-se a segurança pessoal e patrimonial.

È muito importante saber como agir em situações perigosas e também mais importante ainda é aprender a prevenir de tais situações. Quando comentamos estar preparados para combatê-las não é para reagir a um roubo ou então começar a andar armado. A intenção é de despertar nas pessoas procedimentos preventivos.

Procure ter em mente que a violência urbana é uma realidade presente em sua vida, os criminosos estão procurando vítimas potencias todo instante,  24horas por dia pensando em como ganhar dinheiro, como abordar sua vítima, crimes acontecem a toda hora e estão aí diariamente sendo notícia nas páginas dos jornais e também na televisão, não podemos esquecer que a prevenção é importante e essencial, em outras palavras a prevenção é tão simples quanto necessária.

Partindo da situação atual é preciso ter consciência de que a violência existe e devemos estar preparado para combatê-la. A segurança é necessária à própria pessoa, família, residência e aos bens patrimoniais.

sábado, 11 de junho de 2011

Guarda Civil Municipal de Jandira

A Guarda Civil Municipal de Jandira foi criada através da Lei nº 1077 de 02 de Julho de 1997 e regulamentada pelo Decreto Lei º 1992 de 15 de agosto do mesmo ano, pelo Governo municipal na Gestão do prefeito Braz. Em 05 de julho de 1998 foi apresentada em formatura solene a 1ª turma de GCMs. A GCM tem como finalidade proteger o patrimônio, os bens, serviços e instalações públicas municipais, assim como apoiar a administração no exercício do seu poder de policia administrativa.



Objetivo: Manter uma equipe especializada para realizar todo tipo de instrução e treinamento ligado as técnicas operacionais, amamento e tiro. A equipe será responsável por todo tipo de instrução e treinamento aos GCMs.

Missão:

- Realizar instruções e treinamentos operacionais ligados ao dia à dia dos GCMs, com base no policiamento operacional padrão;

- Realizar com base em ocorrências estudos de casos e repassar para corporação;

- Criar um calendário de programação com treinamento periódico;

- Realizar instruções com armamento e tiro ;

Os integrantes do GT a cada dia procuram estar capacitados para transmitir os conhecimentos durante as instruções. Temos no nosso quadro de instrutor de armamento e tiro credenciado pela Policia Federal, também temos integrantes que estão buscando formação acadêmica em Gestão em Segurança Pública e em Segurança privada. Os intrutores já particparam de treinamentos com a Policia Federal, Exercito, PM/SP, participaram do 12º SWAT com instrutores da SWAT-Dallas/USA e realizaram o Estágio de Aplicações Táticas no BOPE/RJ.

Durante os curso já ministraram aulas aos integrantes da GCM de Jandira, Itapevi, Serra Negra, Artur Nogueira, Ubatuba, Conchal, Barueri, Porto Ferreira, São Paulo e também do Exército. Além de aulas particulares em cursos básicos de tiros para pessoas em geral.


O Grupo Tático da GCM de Jandira completou cinco anos no mês de dezembro, foi criado em 2005 com o objetivo principal de apoiar as demais viaturas nas ocorrências durante os plantões, com treinamento especializado em ocorrências de grande vulto, como por exemplo controle de distúrbios civis, policiamento em grandes eventos, rebeliões na cadeia, ocorrências envolvendo reféns, etc. O pronto atendimento do GT vão desde uma simples averiguação até a prisão de acusados de tráfico de entorpecentes, assaltantes, estelionatários, prisão de procurados e foragidos da justiça, escolta de presos.etc.

Dentre os diversos treinamentos realizados, o de maior destaque foi o realizado no atalhão de Operações Especias-BOPE/RJ, sendo a 1ª do país e até o momento a única. Em 2010 alguns integrantes participaram do 12º SWAT treinamento que teve como instrutores oficiais da SWAT-Dallas/USA e também do BOPE.

O Grupo tático “GT, tem por finalidade realizar um apoio tático as demais viaturas durante o serviço e em ocorrências de grande vulto no qual exige o emprego da equipe treinada, com maior força de impacto. Atua ainda em pontos de alta incidência criminal, com recursos próprios tendo condições de agir preventiva ou repressivamente nas situações graves; preventivo, cumprimento de mandados de prisão;Escolta de presos ( Fórum, hospital, IML, CDPs, etc); - Escolta e segurança de autoridades no município ( Poder Judiciário, Executivo e Legislativo);Apoio a policia Civil nas denuncias de trafico de drogas, cativeiro, mandados, etc;



A Central de Comunicação e Monitormamento foi inaugurado 08 de julho/2010, os dispositivos foram entregues ao município pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) . Através de verba do governo Federal;

Missão:
Prevenção em tempo real de eventuais ações de criminosos contra a pessoa ou patrimônio público ou privado;

Manter contato direto com todas as viaturas identificando-a e ao mesmo tempo gravando toda comunicação da rede rádio.

Monitoramento e despacho de ocorrências;

Equipamentos

20 câmeras;

20 rádios portáteis (Hts);

02 monitores de 42”;

01 monitor de 32”( rastreamento das viaturas);

Servidor com capacidade de gravação 15 dias;

02 computadores para operação das câmeras.

Pontos de localização

Centro;
Jd Gabriela;
Jd Nossa Sª de Fátima;
Jd Tereza;
Jd Lindomar;
Vila Analândia;
Vila Mercedes;
Jd Monte Carlo.

A GCM acredita que educação é um dos instrumentos mais eficazes para tornar as pessoas mais educadas no que diz respeito ao trânsito.Por isso, irá continuar com o Programa de Educação para o trânsito-PET, cuja a finalidade é fornecer aos alunos de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental os conhecimentos básicos de segurança no trânsito.

Através de aulas dinâmicas, os temas são abordados em palestras ministradas em salas de aula por guardas municipais especialemte treinados e capacitados, os temas estão relacionados ao uso das calçadas, respeito à faixa de pedestres, travessia com segurança, circulação com bicicletas e atençao no trânsito tanto para o pedestre quaqnto para o motorista. Tendo como objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos do trânsito e contribuir para a adoção de uma postura mais preventiva e segura.

A idéia de criar o programa surgiu de uma palestra direcionada a alunos de uma escola. " O que antes era uma palestra se transformou em uma programa e já atendeu 13 escolas municipais e 02 escolas particulares.A intenção do Comando da GCM é atingir toda a rede de ensino minicipal e também escolas particulares e estaduais.

Futuramente as aulas além de serem ministradas em salas de aula, será realizada também na Cidade Mirim do Trânsito cuja construção é uma das prioridades do Governo Municipal Atual.

"...Se aproximar mais da comunidade tem sido nosso objetivo, com o programa implantado a GCM espera a médio e longo prazo, colher os frutos que são pessoas mais conscientes e educadas no dia a dia do trânsito em nossas cidades, pois segurança no trânsito se faz com educação ".


O emprego da motocicleta torna-se indispensavel em qualquer corpo policial/guarda civil, tendo em vista a grande capacidade de deslocamento em meio aos constantes congestionamentos na cidade em virtude do aumento da frota de veiculos circulantes. Os fatores fávoráveis de emprego do policiamento com motos são :

Mobilidade;

Flexibilidade;

Ostensividade.



A Guarda de Honra foi criada em abril de 2003, o primeiro evento no qual ela participou foi a formatura do 2º Pelotão em 05 de setembro de 2003. Depois de sua criação o grupo de GCms tem sido convocado ou convidado para participar de vários eventos oficiais da cidade. Entre tanto eventos podemos citar:

- Juramento a Bandeira ( Junta militar do Exército);

- Abertura dos Jogos da Terceira Idade;

- Recepção da comitiva de japoneses em 2008;

- Posse do prefeito;

-Posse dos vereadores.